CNA contesta redução <br>da produção de leite

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) acusou, quinta-feira, 21, o Ministério da Agricultura de estar a cometer um erro estratégico ao insistir nos apoios para reduzir a produção de leite.

Em comunicado, a CNA defende que «Portugal necessita de ajudas mas para produzir mais e ainda melhor» e condena a «ajuda especial» decidida no Conselho Agrícola, no dia 18, para apoiar a redução voluntária de leite, o que «não garante a resolução da crise do leite porque não vem restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a procura e não garante o aumento dos preços do leite na produção».

No documento, a Confederação informa que desde o fim das «quotas leiteiras» alguns países, como a Irlanda, o Luxembrurgo, a Bélgica, a Holanda, «aumentaram, e bastante, a sua produção de leite ao contrário daquilo que acontece em Portugal».

Contribuição audiovisual

Na sexta-feira, a CNA reclamou ao Governo «a reposição da isenção da contribuição audiovisual para a agricultura», que deixou de vigorar desde o início do mês de Julho.

A contribuição audiovisual custa, em 2016, 2,85 euros por mês, ou seja, cerca de 34 euros anuais por cada contrato, havendo agricultores que possuem diversos contratos para fornecimento de electricidade tendo em conta a dispersão da sua unidade produtiva.




Mais artigos de: Nacional

Pôr fim às portagens

A aplicação de 15 por cento de desconto aos veículos que circulem, a partir de 1 de Agosto, em algumas auto-estradas localizadas no interior do País e no Algarve é «insuficiente». Exige-se, por isso, a revogação das portagens nessas vias.

Regulação pública <br>do mercado do leite

João Ferreira terminou, sexta-feira, 22, uma visita de cinco dias às ilhas do triângulo. No final, anunciou que os os deputados do PCP vão lançar uma declaração escrita no Parlamento Europeu (PE) para a criação de um mecanismo de regulação do mercado do leite.

Acampamento da Paz

Começa amanhã, 29, e termina no domingo, 31, o Acampamento pela Paz que este ano se realiza em Silves, no Monte Parque. Para esta iniciativa, promovida pela Plataforma 40x25, com o apoio da Câmara de Silves, são esperadas várias centenas de jovens de todo...

Negócios escandalosos <br>em Viseu

Segundo Filomena Pires, eleita da CDU na Assembleia Municipal (AM) de Viseu, a compra de um terreno à Gestin, anteriormente doado pela Junta de Freguesia do Mundão, é como «roubar as galinhas» e, depois, «vendê-las ao dono». Estas declarações foram...

Concorrência onde vale tudo

A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) alerta para as «ideias perigosas» recomendadas pela Autoridade da Concorrência para o Transporte de Passageiros em Veículos Ligeiros com Motorista, num relatório que está em discussão pública até 9 de...